Política de Privacidade

Alinhados com as melhores práticas e fundamentados em uma filosofia de transparência e respeito aos clientes, correspondentes e fornecedores do Banco PSA Finance Brasil S.A., doravante denominado apenas como “Banco PSA”, apresentamos os princípios básicos da Política de Privacidade On-Line (chamada “Política de Privacidade”).

Tratam-se das diretrizes adotadas pelo Banco PSA para definir técnicas e medidas organizacionais adequadas na coleta, tratamento e armazenamento de Dados, assegurando, que os dados pessoais, incluindo Dados Sensíveis, sejam devidamente protegidos e utilizados conforme determina a legislação vigente.

 

1.                 Definições

 

  • Encarregado: Pessoa indicada pelo controlador para atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD)
  • Agentes de tratamento: o controlador e o operador.
  • Controlador: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais.
  • Operador: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador;
  • Dado Pessoal: informação relacionada a pessoa natural identificada ou identificável.
  • Dado Pessoal Sensível: dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural.
  • Titular: pessoa natural a quem se referem os dados pessoais que são objeto de tratamento ou a pessoa juridica a quem se referem os dados, inclusive finaceiros e transacionais objeto do tratamento.
  • Tratamento: toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.

 

2.                 Quem é a responsável pelo tratamento dos dados pessoais (Controlador)?

 

É o Banco PSA Finance (Brasil) S.A., sociedade anônima fechada inscrita no CNPJ/MF nº 03.502.961/0001-92, com sede na Av. Maria Coelh Aguiar, 215, CENESP - Bloco F - 5º andar, São Paulo/SP, CEP: 05805-000.

 

3.                 Para quais finalidades os dados pessoais são tratados?

 

Nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/18), o Banco PSA realiza o tratamento de seus dados pessoais com finalidades específicas e de acordo com as bases legais previstas na respectiva Lei, tais como: para o devido cumprimento das obrigações legais e regulatórias, para o exercício regular de direitos e para a proteção do crédito, bem como sempre que necessário para a execução dos contratos firmados com seus clientes ou para atender aos interesses legítimos do Banco PSA, de seus clientes ou de terceiros, ou sempre que estiver obrigado, seja em virtude de disposição legal, ato de autoridade competente ou ordem judicial, de seus clientes ou de terceiros. Para qualquer outra finalidade, para a qual o consentimento do titular deve ser coletado, o tratamento estará condicionado à manifestação livre, informada e inequívoca do titular.

O Banco PSA, na condição de controlador dos dados nos termos da legislação, poderá tratar, coletar, armazenar e compartilhar, inclusive no âmbito internacional,  com as sociedades integrantes do Conglomerado Financeiro PSA, incluindo o BANCO, seus controladores e sociedades por ele controladas, coligadas e que tenham o mesmo controle comum, bem como com a Rede de Correspondentes do Banco PSA, Rede de Concessionárias Peugeot Citroën e parceiros comerciais, sempre com a estrita observância à Lei, seus dados pessoais (incluindo sensíveis) e informações cadastrais, financeiras e de operações ativas e passivas e serviços contratados para: (i) garantir maior segurança e prevenir fraudes; (ii) assegurar sua adequada identificação, qualificação e autenticação; (iii) prevenir atos relacionados à lavagem de dinheiro e outros atos ilícitos; (iv) realizar análises de risco de crédito; (v) aperfeiçoar o atendimento e os produtos e serviços prestados; (vi) fazer ofertas de produtos e serviços adequados e relevantes aos seus interesses e necessidades de acordo com o seu perfil; e (vii) outras hipóteses baseadas em finalidades legítimas, como apoio e promoção de atividades do Banco PSA e das sociedades integrantes do Conglomerado Financeiro PSA ou para a prestação de serviços que beneficiem os clientes e (viii) no cenário de Open Finance, com seu consentimento, o Banco PSA pode compartilhar seus dados com outras Instituições Financeiras.

O Banco PSA compartilha infraestrutura, sistemas e tecnologia com outras empresas do Conglomerado Financeiro PSA para fornecer uma experiência inovadora, relevante, consistente e segura em todos os produtos e serviços das empresas do Conglomerado Financeiro PSA. Além disso informações podem ser processadas nas empresas do Conglomerado Financeiro PSA conforme permitido pela lei aplicável e de acordo com esta política.

No que tange a Open Finance será possível consultar dados recebidos de outras instituições financeiras, mas em caso de dúvidas você deverá entrar em contato com as instituições origem dos dados e não com o Banco PSA.

Ressaltamos que novos serviços online, disponibilizados pelo Banco PSA, estarão automaticamente sujeitos à Política de Privacidade vigente à época de sua utilização.

Queremos oferecer a melhor experiência durante a sua navegação em nossos sites e também na internet.

 

4.                     Tratamos quais dados pessoais?

 

Origens de dados pessoais Conjunto de dados pessoais Famílias de finalidades

Os dados foram obtidos:

 (i) diretamente do titular quando da contratação dos produtos e serviços desta instituição financeira ou em simulações em fase de proposta; ou

 (ii) de fontes externas legítimas, com devido embasamento legal ou contratual; ou

 (iii) em razão de eventual compartilhamento de dados previamente autorizado pelo titular às empresas do Conglomerado Financeiro  PSA.

Nome Nome Social

 Data de nascimento

 Sobrenome

 CPF

 Carteira de identidade

 Carteira Nacional de habilitação (CNH)

 Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)

  Registro Nacional de Estrangeiros (RNE);  Idade

 Nacionalidade

 E-mail

 Naturalidade

 Nome da mãe

 Nome do pai

 Endereço Residencial

 Endereço Comercial

 Estado Civil

 Sexo

 Telefones residencial

 Telefones comercial

 Telefones celular

 Condição Pessoal (espólio, interdito, deficiente, etc...)

 Renda

 Patrimônio

  Origem racial

 Geolocalização

 Foto

 

 Biometria

 Áudio/voz

 Pessoa Politicamente exposta

 Título de eleitor

 Documentos profissionais (CREA, OAB e etc.)

 PIS/NIS - Programa de integração social

 Profissão

 Formação Acadêmica

 IP

 Cookies

·         Cumprir obrigações regulatórias ou legais;

·         Exercer direito de defesa em processo judicial, administrativo ou arbitral;

·         Cumprir decisões de autoridades, administrativas ou judiciais;

·         Verificar a sua identidade e garantir maior segurança durante a sua navegação em nossos canais, bem como adotar procedimentos de prevenção à fraude, com o intuito de oferecer proteção ao titular ou ao Banco;

·         Executar ações em virtude de relações pré-contratuais, ou durante a vigência de contratação (ciclo de vida do produto) ou pós-contratação (retenção, cobrança, etc);

·         Analisar perfil para concessão de crédito, Know Your Customer (KYC) ou gestão de riscos, de acordo com as Políticas Internas do Banco ou nos termos da regulação setorial;

·         Tratar reclamações, dúvidas e solicitações (Atendimento ao Cliente, SAC, Ouvidoria) e prestação de suporte ao titular;

·         Realizar pesquisa de satisfação de produtos/serviços;

·         Analisar dados para aperfeiçoar a usabilidade, experiência e interatividade na utilização dos nossos portais, sites e aplicativos;

·         Fazer ofertas e/ou fornecer recomendações mais assertivas às suas necessidades ou interesses, inclusive mediante campanhas de marketing ou de simulações realizadas;

·         Realizar pesquisas de comunicação e marketing de relacionamento, para melhorar nossos produtos e serviços;

·         Utilizar cookies, conforme esta Política;

·         Realizar manutenção e a atualização cadastral.

·         Open Finance.

 

5.                Uso de cookies

Usamos Cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso portal. Mas o que o que são Cookies? Cookies são pequenos arquivos gravados no dispositivo de acesso de usuário, enquanto este navega na internet, são armazenados em seu navegador e ajudam a armazenar suas preferências e a personalizar seu acesso.

 

Assim, podemos usar cookies e coletar, tratar, armazenar e/ou compartilhar (com as empresas do Conglomerado Financeiro PSA e outros parceiros) informações de sua navegação, para:

permitir que a navegação seja mais eficiente e rápida;

aperfeiçoar sua usabilidade, experiência e interatividade na utilização dos nossos portais, sites, aplicativos, e-mails e durante a sua navegação na internet;

fazer ofertas e/ou te dar informações mais assertivas e relevantes às suas necessidades e interesses;

buscar maior eficiência em relação à frequência e continuidade da nossa comunicação com você;

responder suas dúvidas e solicitações;

realizar pesquisas de comunicação e marketing de relacionamento, para melhorar nossos produtos e serviços, bem como apuração de estatísticas em geral.

Lembramos que você pode, a qualquer momento, ativar em seu navegador mecanismos para informá-lo quando os cookies estiverem acionados ou, ainda, impedir que sejam ativados.

Você pode desativar os cookies não-essenciais para a utilização dos Serviços através das preferências do seu navegador. Sem eles, sua navegação pode se tornar limitada e algumas funcionalidades dos sites podem ficar comprometidas. Veja as definições sobre cookies em cada um dos navegadores.Internet Explorer / Firefox / Google Chrome / Safari

 

6.                 Tratamento de informações pessoais

 

Para o fornecimento dos Serviços online aos seus clientes, o Banco PSA adota recursos avançados visando a proteção das informações pessoais dos usuários e de seus Serviços.

 

As informações de caráter pessoal dos usuários dos Serviços do Banco PSA, entendendo-se por informações pessoais todas aquelas que forem relacionadas a pessoa natural identificada ou identificável, inclusive informações pessoais sensíveis (que tratem sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural), como: o nome completo do usuário, endereço físico e eletrônico, número de telefone, RG, CPF, biometria,  situação financeira e patrimonial, preferências e padrões de acesso ("informações pessoais") e CNPJ ao tratarmos de pessoa jurídica, não são divulgadas pelo Banco PSA, exceto nas hipóteses expressamente mencionadas nesta Política.

 

Tais informações são coletadas por meio dos canais de atendimento e armazenadas utilizando-se rígidos padrões de sigilo e integridade, bem como controles de acesso físico e lógico, observando-se sempre os mais elevados princípios éticos e legais.

 

Caso o usuário decida fornecer suas informações pessoais no site institucional e/ou nos portais  para usufruir dos Serviços online do Banco PSA, tais informações serão tratadas atendendo às finalidades definidas nesta Política .

 

Uma vez provido das informações pessoais a respeito do usuário, o Banco PSA poderá utilizar, de acordo com o seu interesse legítimo, os dados do usuário para o fim de enviar publicidade, direcionada por e-mail ou por quaisquer outros meios de comunicação, contendo informações sobre o Banco PSA e compartilhar com empresas do Conglomerado Financeiro PSA para oferta de produtos e serviços de seu interesse. Entretanto, fica reservado ao usuário o direito de, a qualquer momento, informar ao Banco PSA, por meio do Portal LGPD, o não interesse em receber tais anúncios, inclusive por e-mail (opt-out), hipótese em que o Banco PSA interromperá tais serviços de acordo com o prazo legal ou regulamentar.

 

7.                 Transferência internacional

 

Os dados pessoais tratados em decorrência do uso dos Serviços serão processados pelo Banco PSA ou pelo Conglomerado Financeiro PSA em conformidade com legislação vigente aplicável.

 

O Banco PSA está sediado no Brasil, mas pode realizar o tratamento de dados pessoais em outros países através da contratação de empresas parceiras, estas que, por sua vez, estarão submetidas às obrigações desta Política de Privacidade.

 

8.                 Como respondemos aos requerimentos legais?

 

Quando alguma autoridade requerer o acesso a seus dados pessoais e este pedido estiver respaldado por lei vigente, o Banco PSA compartilhará as suas informações. Nestes casos, o Banco PSA irá fornecer as informações estritamente necessárias para cumprimento do pedido e/ou conformidade com normativos internos e externos aplicáveis a este tema.

 

9.                 Exercício de direitos

 

Em cumprimento à regulamentação aplicável, quando de sua vigência, no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais, em especial a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018), o Banco PSA respeita e garante a você, a possibilidade de apresentação de solicitações baseadas nos seguintes direitos:

 

  1. a) a confirmação da existência de tratamento;
  2. b) o acesso aos dados;
  3. c) a correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
  4. d) a anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a Lei;
  5. e) a portabilidade dos dados a outro fornecedor, de acordo com a regulamentação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados;
  6. f) a eliminação dos dados tratados com consentimento do Usuário, exceto nas hipóteses de guarda legal e outras dispostas em Lei;
  7. g) a obtenção de informações sobre as entidades públicas ou privadas com as quais o Banco PSA compartilhou seus dados;
  8. h) a informação sobre a possibilidade de não fornecer o seu consentimento, bem como de ser informado sobre as consequências, em caso de negativa;
  9. i) a revogação do consentimento;
  10. j) a oposição aos tratamentos realizados com fundamento em uma das hipóteses de dispensa de consentimento, em caso de eventual descumprimento ao disposto na Lei Geral de Proteção de Dados;
  11. k) a revisão de decisões tomadas unicamente com base em tratamento automatizado de dados pessoais que afetem os interesses dos titulares de dados, respeitados os segredos comercial e industrial do Banco PSA, tais como, mas não limitando-se, àqueles pautados em critérios de risco de crédito, de prevenção a fraudes ou decorrentes de execução de contrato.

 

O Banco PSA empreenderá todos os esforços para atender tais pedidos de acordo com os prazos legais ou regulamentares. No entanto, mesmo em caso de requisição de exclusão, será respeitado o prazo de armazenamento mínimo de informações de usuários de aplicações de internet, determinado pela legislação brasileira, dentre outras determinações legais aplicáveis.

 

10.          Como tratamos as suas informações de forma segura?

 

O acesso às informações pessoais coletadas, armazenadas ou de outra forma tratadas pelo Banco PSA é restrito aos profissionais autorizados ao uso direto dessas informações, e necessário à prestação de seus Serviços, sendo limitado o uso para outras tarefas.

É exigido, também, de toda organização ou do indivíduo contratado para a prestação de serviços de apoio, que sejam cumpridas as Políticas de Segurança da Informação e o Código de Ética adotado pelo Banco PSA (https://www.bancopsa.com.br/informativos?ig=segurança-da-informação ).

O Banco PSA poderá revelar as informações pessoais que tenha recebido nas seguintes hipóteses:

  • sempre que estiver obrigado a revelá-las, seja em virtude de dispositivo legal, ato de autoridade competente, ordem ou mandado judicial;
  • aos seus parceiros comerciais e/ou prestadores de serviço, a fim de atender à solicitação de serviços efetuada pelos usuários;
  • aos órgãos de proteção e defesa de crédito e prestadores de serviços autorizados pelo Banco PSA a defender seus direitos e créditos;
  • aos órgãos que administrem cadastros de consumidores;
  • aos seus controladores, às empresas por ele controladas, as empresas a ele coligadas ou por qualquer forma associadas, no Brasil ou no exterior;
  • para outras instituições financeiras, desde que dentro dos parâmetros legais estabelecidos para tanto, podendo, nesta hipótese, o usuário, a qualquer tempo, cancelar esta autorização;

 

O Banco PSA trabalha exaustivamente para assegurar que as informações divulgadas para os clientes sejam verdadeiras e íntegras, contando com controles apurados de monitoramento das informações fornecidas.

 

11.          Extensão dos efeitos

 

Os termos da Política de Privacidade aqui expostos serão aplicados exclusivamente às informações pessoais e informações pessoais sensíveis, informações de identificação de pessoa jurídica e informações financeiras conforme acima definido, que venham a ser disponibilizadas ao Banco PSA, pelo usuário, para a utilização de seus produtos e serviços.

 

Por consequência, a Política de Privacidade aqui exposta não será aplicável a qualquer outro serviço online que não os disponibilizados pelo Banco PSA, incluídos aqueles sites que estejam de alguma forma vinculados ao Banco PSA, por meio de links ou quaisquer outros recursos tecnológicos, e, ainda, a quaisquer outros sites que, de qualquer forma, venham a ser conhecidos ou utilizados pelo Banco PSA.

 

Nesse sentido, alertarmos aos usuários que os referidos sites podem conter política de privacidade distinta da adotada pelo Banco PSA, ou podem até mesmo não adotar qualquer política nesse sentido, deste modo, o Banco PSA  não é  responsável por qualquer violação aos direitos de privacidade dos usuários que venha a ser praticada pelos referidos sites.

 

12.          Interpretação dos termos

 

As palavras e os termos constantes desta Política de Privacidade, aqui não expressamente definidos, grafados em português ou em qualquer outro idioma, bem como, quaisquer outros de linguagem técnica e/ou financeira ou não, que, eventualmente, durante a vigência do presente instrumento, no cumprimento de direitos e obrigações assumidos por ambas as partes, sejam utilizados para identificar a prática de quaisquer atos, deverão ser compreendidos e interpretados em consonância com o conceito internacionalmente consagrado.

 

13.          Solicitações e Reclamações

 

Caso você tenha alguma solicitação ou reclamação, pedimos que entre em contato através do nosso  Portal LGPD, SAC do Banco PSA, ou outro canal de comunicação que o Banco PSA venha a adotar no futuro. Ao entrar em contato, pediremos alguns dados pessoais para confirmarmos a sua identidade.

 

Eventualmente, outras informações podem ser solicitadas para confirmar a sua identidade com o objetivo de melhor atender à sua solicitação ou reclamação, caso haja dúvida sobre a veracidade ou legitimidade das informações informadas.

 

14.          Disposições Gerais

 

As disposições desta Política também se aplicam aos prestadores de serviços, fornecedores, parceiros de negócios e correspondentes do Banco PSA, os quais deverão respeitá-las na íntegra, assim como os contratos firmados com o Banco PSA.

 

Eventuais omissões ou meras tolerâncias das partes ao exigir o estrito e pleno cumprimento desta Política de Privacidade e/ou de prerrogativas decorrentes dela ou da lei, não constituirão novação ou renúncia, nem afetarão o exercício de quaisquer direitos aqui previstos, que poderão ser plena e integralmente exercidos, a qualquer tempo.

 

Caso se perceba que uma disposição é nula, as disposições restantes desta Política de Privacidade permanecerão em pleno vigor e um termo válido substituirá o termo nulo, refletindo nossa intenção, tanto quanto possível.

 

15.          Lei aplicável e resolução de conflitos

 

Toda e qualquer controvérsia oriunda dos termos expostos na presente Política de Privacidade serão solucionados de acordo com a lei brasileira, sendo competente o foro da cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, com exclusão de qualquer outro por mais privilegiado que seja.