FAQ


FLOOR PLAN

Floor Plan é uma linha de crédito rotativa de utilização exclusiva para aquisição de:

 -> Veículos Novos;

 -> Veículos Seminovos;

 -> Peças de Reposição.

Nossos prazos variam de acordo com a modalidade do Floor Plan:

-> Veículos Novos: 120 dias - Sem venda ao cliente final

-> Veículos Seminovos: 90 dias sem venda ao cliente final

-> Peças de Reposição: 60 dias da emissão da nota fiscal de faturamento ao concessionário.

Nossos prazos de pagamento são flexíveis e variam de acordo com a Marca do veículo (Peugeot ou Citroën), data de venda ao cliente final e modalidade do Floor Plan.

-> Veículos Novos:

Concessionárias Citroën: 5 dias úteis da data de venda ao cliente final.

Concessionárias Peugeot: 7 dias corridos da data de venda ao cliente final.

-> Veículos Seminovos: 4 dias da data de venda ao cliente final (pagamento ou substituição)

-> Peças de Reposição: 60 dias da emissão da nota fiscal de faturamento ao concessionário. 

Carência ou Franquia são os dias de subsidio de juros Floor Plan oferecidos pelas Marcas Peugeot e Citroën. Por isso cada Marca terá sua política de subsídio em cada modalidade do Floor Plan. São elas:

Concessionárias da Marca Peugeot:

-> Veículos Novos: 45 dias + transit time

-> Veíuclos Seminovos: Sem carência

-> Peças de Reposição: SP e RJ = 37 dias /  MG,ES, Sul e Centro Oeste = 39 dias / Norte e Nordeste = 42 dias.

Concessionárias da Marca Citroën:

-> Veículos Novos: 45 dias + transit time

-> Veículos Seminovos: Sem carência. Para Veículos de leilão a carência é  determinada pela Marca

-> Peças de Reposição: 45 dias da emissão

Os meios de pagamento atualmente disponibilizados pelo Banco PSA são:

-> SANTANDER OCT (Ordem de Crédito por Teleprocessamento)

Correntistas – Débito em conta

Não correntistas – Portal Cash, agrupamento das faturas e pagamento nas agências do banco Santander apenas.

OBS: Atualização do saldo devedor em D+1

-> BRADESCO Cobflex

Possibilidade de criação de um boleto bancário (Com agrupamento) até as 17h00

Pagamento do boleto nas agências do Bradesco ou pela internet (Correntistas): Atualização do saldo devedor em D+1

Pagamento do boleto fora das agências do Bradesco: Atualização do saldo devedor em D+2

 

Temos dois tipos de IOF:

- IOF 1,5% a.a: Cobrado por contrato e diariamente até a quitação do mesmo.

- IOF 0,38%: Cobrado sob a variação positiva da linha de crédito. Faturamento x Pagamento.

Cada IOF tem sua cobrança diferenciada, respeitando o subsídio entre as Marcas Peugeot e Citroën de acordo com o período de carência/franquia de cada contrato e modalidade do Floor Plan.

-> Concessionárias da Marca Peugeot:

# IOF 1,5%

- Veículos Novos: Cobrança para concessionária sem subsídio da Marca Peugeot.

- Veículos Seminovos: Cobrança para concessionária sem subsídio da Marca Peugeot.

- Peças de Reposição: Cobrança para concessionária sem subsídio da Marca Peugeot.

# IOF 0,38%

- Veículos Novos: Subsidiado pela Marca Peugeot.

- Veículos Seminovos: Cobrança para concessionária sem subsídio da Marca Peugeot.

- Peças de Reposição: Subsidiado pela Marca Peugeot.

-> Concessionárias da Marca Citroën:

# IOF 1,5%

- Veículos Novos: Subsidiado pela Marca Citroën apenas o período da carência/franquia.

- Veículos Seminovos: Cobrança para concessionária sem subsídio da Marca Citroën.

- Peças de Reposição: Subsidiado pela Marca Citroën.

# IOF 0,38%

- Veículos Novos: Subsidiado pela Marca Citroën apenas o período da carência/franquia.

- Veículos Seminovos: Cobrança para concessionária sem subsídio da Marca Citroën.

- Peças de Reposição: Subsidiado pela Marca Citroën.

É uma lei que estabelece regras ao uso de dados pessoais de pessoas físicas por entidades públicas e privadas. A LGPD é uma norma que garante direitos aos titulares dos dados e estabelece uma regra mínima para coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais de pessoas físicas. As regras estabelecidas pela LGPD devem ser observadas por todos os setores do mercado: bancos, hospitais, comércios, empresas de e-commerce e também pelo setor público, mas não limitando-se a estes.

Os dados pessoais são informações que identificam uma pessoa, como nome, número de documento etc. Já os dados pessoais sensíveis são informações sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dados referentes à saúde, à vida sexual, dados genéticos ou biométricos, quando vinculados a uma pessoa natural.

São atividades feitas com dados pessoais e abrangem um amplo conjunto de operações, incluindo: coleta, registro, organização, estruturação, conservação, atualização, recuperação, consulta, utilização, divulgação por transmissão, difusão ou qualquer outra forma de disponibilização, comparação ou interconexão, eliminação ou destruição de dados pessoais.

• Cumprir obrigações regulatórias ou legais;
• Exercer direito de defesa em processo judicial, administrativo ou arbitral;
• Cumprir decisões de autoridades, administrativas ou judiciais;
• Verificar a sua identidade e garantir mais segurança durante a sua navegação em nossos canais, além de adotar procedimentos de prevenção a fraude para oferecer proteção ao titular ou ao Banco;
• Executar ações em virtude de relações pré-contratuais, durante a vigência de contratação (ciclo de vida do produto) ou pós-contratação (retenção, cobrança etc.);
• Analisar perfil para concessão de crédito, Know Your Customer (KYC) ou gestão de riscos, de acordo com as Políticas Internas do Banco ou nos termos da regulação setorial;
• Tratar reclamações, dúvidas e solicitações (atendimento ao Cliente, SAC, Ouvidoria) e prestação de suporte ao titular;
• Realizar pesquisa de satisfação de produtos/serviços;
• Proceder com auditorias;
• Analisar dados para aperfeiçoar a usabilidade, experiência e interatividade na utilização dos nossos portais, sites e aplicativos;
• Fazer ofertas e/ou fornecer recomendações mais assertivas às suas necessidades ou interesses, inclusive mediante campanhas de marketing ou de simulações realizadas;
• Realizar pesquisas de comunicação e marketing de relacionamento para melhorar nossos produtos e serviços;
• Promover campanhas, patrocínios e eventos;
• Utilizar cookies para oferecer uma melhor experiência ao titular; e/ou
• Realizar manutenção e atualização cadastral.

O titular de dados pode solicitar ao Banco PSA:
• Confirmação de Existência – Confirmação da existência de tratamento de seus dados (informando se há ou não tratamento dos seus dados sendo realizado pelo Banco PSA e/ou PSA Corretora);
• Dossiê Simples – Acesso aos seus dados cadastrais através de consulta facilitada e gratuita sobre os dados pessoais de sua titularidade;
• Dossiê Completo – Acesso aos seus dados através de consulta completa, facilitada e gratuita sobre os dados pessoais de sua titularidade;
• Retificação – Correção, complementação ou atualização de seus dados eventualmente incompletos, inexatos ou desatualizados;
• Ser Esquecido/Anonimização – Anonimização, bloqueio ou eliminação de seus dados, se tratados em desconformidade com o disposto na lei;
• Portabilidade de dados – Portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados – Aguardando regulamentação da ANPD;
• Compartilhamento de Dados – Informação sobre as entidades com as quais o Banco PSA e/ou PSA Corretora realizou uso compartilhado de dados;
• Oposição/Revogação – Revogação do consentimento concedido para tratamento específicos, exceto nas hipóteses de dispensa de consentimento previstas na legislação e regulamentação aplicáveis;
• Limitação de Tratamento – Informação sobre a possibilidade de não fornecer seu consentimento ao Banco PSA e/ou PSA Corretora para o uso de seus dados e sobre as consequências da negativa ao titular do dado;

A principal mudança é a proteção dos seus dados por empresas e/ou entidades públicas.


OPEN FINANCE

O Open Banking agora é Open Finance. Criado pelo Banco Central, é um sistema financeiro aberto, gratuito e seguro para você compartilhar seus dados.

O Open Finance, ou sistema financeiro aberto, é um sistema que permitirá que o cliente compartilhe seus dados, informações de serviços financeiros em plataformas de tecnologia, para que assim possa ter acesso a melhores taxas, prazos e serviços financeiros. Isso será feito a partir da integração de plataformas e infraestruturas tecnológicas das instituições participantes, bem como de outras empresas autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. O cliente é dono de seus próprios dados e decidirá quando e com quem deseja compartilhá-los, desde que seja com finalidade ou finalidades específicas e prazos determinados.

Com o Open Finance, espera-se a entrega de produtos e serviços financeiros a consumidores com maior agilidade, conveniência e segurança, possibilitando ao consumidor maior visibilidade e controle da sua vida financeira, bem como possibilidade de oferta de serviços personalizados de acordo com a necessidade de cada cliente.

A partir da 2ª fase do Open Finance, as instituições participantes possibilitarão que os clientes solicitem o compartilhamento de informações cadastrais e transacionais de contas de depósito à vista, de poupança, de pagamento pré-pagas, de cartão de crédito, e de operações de crédito.

No futuro, outras informações, que versem por exemplo sobre investimentos e seguros, também poderão ser compartilhadas, mediante prévio consentimento do cliente. Para ver mais detalhes sobre cada fase e suas datas, clique aqui.

Você poderá compartilhar os dados com as instituições participantes do Open Finance. Para mais informações sobre as instituições aptas a compartilhar e receber dados, clique aqui.

 

Não. Para compartilhar seus dados no Open Finance é necessário o seu consentimento à instituição para a qual desejar enviar seus dados. O consentimento terá prazo de validade compatível com essas finalidades, limitado a 12 meses.

Este processo será feito em ambiente digital seguro, inclusive com a identificação do solicitante.

Não será cobrada qualquer taxa do solicitante pelo compartilhamento de dados.

Somente confirme o consentimento para compartilhamento de dados, caso você conheça a informação a ser compartilhada e a instituição que a receberá, bem como tenha interesse no serviço a ser prestado a partir do compartilhamento destes dados. Caso desconfie da origem da comunicação recebida, entre em contato com a instituição que a enviou.

Só você pode pedir o compartilhamento dos seus dados no Open Banking. As instituições financeiras ou de pagamento não poderão dividir informações sem o seu consentimento expresso.

Poderá ser realizado o compartilhamento de dados cadastrais e de informações de transações de contas de depósito à vista, de poupança, de pagamento pré-pagas, de cartão de crédito e de operações de crédito.

No futuro, outros dados serão adicionados, como os de investimentos e seguros.

Importante saber que o compartilhamento dos seus dados só poderá ser feito com o seu consentimento.

Sim. Você poderá selecionar quais dados serão compartilhados quando fizer a autenticação e der seu consentimento para a instituição financeira ou de pagamentos com a qual pretende compartilhar seus dados.

São elegíveis à participação no Open Finance todas as instituições autorizadas pelo Banco Central. Algumas instituições têm participação obrigatória desde o início do Open Finance, enquanto outras poderão decidir se participam ou não. Confira a lista dos participantes e suas funções clique aqui.

Sim. Poderão compartilhar dados no Open Finance todas as pessoas devidamente autenticadas e que mantiverem relacionamento com a instituição transmissora de dados e/ou detentora de conta, ainda que possuam somente seguro, financiamento e/ou credenciamento na instituição.

Poderão aderir ao Open Finance todas as pessoas físicas e jurídicas que mantêm relacionamento destinado à prestação de serviço financeiro ou à realização de operação financeira com as instituições participantes.

Cada instituição participante do Open Finance é responsável por garantir a segurança do compartilhamento dos dados de seus clientes.  Este é um dos principais objetivos do Open Finance, por isso, foram criados mecanismos para garantir a autenticidade e segurança das instituições participantes que compartilharão os dados de forma criptografada.

Para demais esclarecimentos, acesse também a FAQ do Banco Central sobre o  Open Finance:

https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/perguntasfrequentes-respostas/openbanking

Sim, pois o Open Finance entende que o cliente é o dono dos seus dados pessoais. Ou seja, somente você tem o direito de solicitar o compartilhamento. Por isso, suas informações só serão disponibilizadas para as instituições financeiras se você autorizar. Essas questões respeitam as medidas de segurança descritas na LGPD.

Todo processo será realizado nos canais digitais das instituições, com toda segurança e comodidade para você.

Primeiro, você deverá se identificar e fornecer seu consentimento (como por exemplo mediante login e senha) no canal eletrônico da instituição que você tenha interesse em dar acesso aos seus dados para a prestação de algum serviço financeiro.

Em seguida, você será redirecionado para a instituição que mantém tais dados, e neste ambiente você poderá autenticar sua identidade e confirmar o compartilhamento dos dados, neste momento também será possível que você revise estes dados.

No último passo, você será redirecionado ao ambiente onde foi feita a solicitação de compartilhamento inicial para a efetivação desta. Somente então seus dados serão compartilhados, observado o prazo de validade do consentimento.

O cancelamento do compartilhamento dos seus dados poderá ser solicitado tanto na instituição em que você tiver dado consentimento, quanto na instituição que possuir estes esses dados. Cada uma delas vai indicar a maneira exata para a revogação do consentimento, bem como os canais de atendimento disponíveis.

Importante ressaltar que você sempre poderá revogar seu consentimento pelo mesmo canal de atendimento em que foi concedido, caso este ainda esteja disponível. Após sua solicitação, o consentimento será cancelado de forma imediata ou, no caso da iniciação de pagamentos, em até um dia.

  • Você só poderá solicitar o compartilhamento de dados e serviços do Open Finance por meio de canais digitais como mobile e internet banking das instituições participantes.

No Banco PSA você gerenciará seus compartilhamentos ao acessar e se autenticar no Portal Cliente

Sua dúvida não consta nas Perguntas Frequentes? Envie sua mensagem para o Banco PSA pelo Fale Conosco.